Agentes Comunitários participam de encontro sobre vigilância em saúde
Um momento para refletir sobre a vigilância em saúde da comunidade e do cuidador. É isso o que propõe um encontro motivacional aberto na manhã de terça-feira no espaço social da Igreja Batista da Esperança e que continua hoje, dia 21, na Usemi. O evento promovido pela coordenação do Programa de Agentes Comunitários (PACS), da Secretaria de Saúde de Itabuna para os 420 Agentes Comunitários de Saúde tem como palestrante o psicólogo Paulo Carvalho.
O tema abordado por gira em torno da motivação pessoal e profissional, visando uma melhor qualidade de vida do profissional, para que possa desenvolver seu trabalho com qualidade e eficiência e sinta satisfação no que faz no seu cotidiano. “Faça bem feito o que tem que fazer”, esta foi uma das muitas mensagens repassadas aos servidores pelo psicólogo.
A coordenadora do programa do PACS, Margarida Amorim, disse que dezembro foi marcado pela cor vermelha por uma serie de atividades desenvolvidas em Itabuna em beneficio da saúde da população, pelos avanços, evolução e informatização tecnológica. E pela cor preta, que na visão dela, simboliza situações que merecerem intensificar a vigilância na comunidade para que todos possam ter uma qualidade de vida melhor.
A enfermeira lembra que os Agentes Comunitários de Saúde têm papel importante na comunidade e uma forte ligação na vida de cada família, seja no cuidado, acompanhamento ou orientação. “É importante então que sejam valorizados, reconhecidos e motivados para que esse elo não se rompa e o trabalho seja eficiente e com bons resultados”, acrescentou.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Walter Prado Mota, reconhece que os últimos quatro anos foram de avanços e conquistas para a categoria. “Os cuidadores da saúde da população estão gratos pela capacidade de organização do secretário de Saúde, Paulo Bicalho. Ele soube promover a valorização do servidor, respeitando os direitos e agindo com transparência em todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o que nos garantiu algumas conquistas”, opinou.
Walter também elogiou a coordenadora do PACS Margarida Amorim, ao destacar que ela soube preparar bem o profissional para atender bem ao público, com respeito, com qualidade e eficiência. “Isto proporcionou ao Agente Comunitário, o reconhecimento da população”, acrescenta.
A presidente do Sindicado dos Agentes Comunitários, Zilar Portela, foi outra que elogiou o trabalho do secretário Paulo Bicalho, que assumiu o compromisso com a saúde pública em Itabuna. Ela também reconhece os avanços alcançados nos últimos meses no que se refere ao trabalho dos ACS.